Fatores de Sucesso

A construção da proposta de mapeamento e sistematização das informações:

A releitura dos resultados da pesquisa BISC, de 2010, conduziu a uma nova abordagem para a sistematização das informações e a apresentação das experiências. O pressuposto dessa nova abordagem, extraído da análise das estratégias que funcionam e dos entraves ao sucesso, é o de que o êxito das práticas sociais está associado a quatro requisitos básicos: a adesão da corporação, a construção de alianças externas, a capacidade de comunicação e mobilização dos atores envolvidos e a qualidade dos projetos. Todos esses requisitos têm que ser planejados e desenvolvidos simultaneamente. A partir dessa abordagem é possível entender porque projetos bem desenhados e executados por equipes qualificadas, podem não alcançar os objetivos almejados. Provavelmente as demais dimensões intervenientes não foram devidamente cuidadas. É importante, pois, analisá-las com atenção, uma vez que o atendimento às comunidades não se resume à qualidade técnica; ele envolve uma dimensão política que deve ser devidamente trabalhada para obter-se os resultados almejados.

 

Figura 1

Que fatores conduzem ao sucesso das práticas sociais?

Fatores de Sucesso

ADESÃO CORPORATIVA

ALIANÇAS EXTERNAS

  • Aderência das iniciativas sociais ao perfil da empresa
  • Observância ao momento interno da empresa
  • Engajamento das lideranças empresariais

  • Mobilização da empresa
  • Alianças com lideranças locais
  • Interação com as comunidades
  • Parcerias para execução dos projetos

OMUNICAÇÃO/MOBILIZAÇÃO

QUALIDADE DO PROJETO

  • Adoção de estratégias de comunicação e mobilização capazes de conquistar a adesão dos atores envolvidos
  • Identificação de um elemento catalisador capaz de sensibilizar e motivar a participação dos atores envolvidos
  • Diagnósticos adequados
  • Adoção de metodologias adequadas
  • Alinhamento com políticas públicas
  • Planejamento adequado
  • Implantação progressiva
  • Controle da execução/resultado

Figura 2:

Que procedimentos devem ser analisados nas práticas sociais? Exemplos:

Fatores de Sucesso

ADESÃO CORPORATIVA

ALIANÇAS EXTERNAS

  • Como o interesse da direção foi despertado?
  • Como se conseguiu a participação da direção?
  • Como os colaboradores foram comprometidos?
  • Como se deu a escolha dos parceiros?
  • Como os compromissos foram estabelecidos?
  • Como foi estabelecido o diálogo com a comunidade?

OMUNICAÇÃO/MOBILIZAÇÃO

QUALIDADE DO PROJETO

  • Como a comunicação das iniciativas busca atingir direção?
  • Como a comunicação busca atingir os stakeholders?
  • Como as táticas de mobilização foram escolhidas e aplicadas?
  • Como o projeto foi deflagrado?
  • Como foi feito o planejamento?
  • Como é feito o controle e avaliação dos resultados?
  • Como o projeto contribuiu ou influenciou as políticas públicas?
Fatores de Sucesso

Faça Seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>